No dia 10 de Agosto de 2010 aconteceu na Câmara Municipal dos Vereadores da cidade de Córrego do Ouro uma palestra com os profissionais da área de SAÚDE desta cidade. O evento iniciou-se com a formação da mesa, onde estavam presentes os Diretores das unidades escolares, Secretaria de Saúde e Educação, Autoridades civis e Militares. Dentre as autoridades presentes, fizeram uso da palavra, o presidente da Câmara Cláudio Marciano e o prefeito Bento Vicente.
Após terem a suas oportunidades de fala, os vereadores, prefeito e vice-prefeito agradeceram à presença de todos e discutiram a importância desta palestra para nossa sociedade. A aluna do Colégio Brasil Lara Peixoto cantou um hino evangélico e foi bastante aplaudida por todos os presentes.
A palestrante Mirian, enfermeira do Centro de Saúde de Córrego do Ouro iniciou a palestra falando do projeto Morbimortalidade que será executado nos próximos meses nesta cidade em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Assistência Social, Colégio Brasil, Escola Ana Morato, Secretaria de Educação e vários comércios e empresas situadas nesta cidade. No intuito de envolver toda a sociedade onde cada um terá sua parcela de contribuição.
Logo após, o Odontologista Dr. Urailto Antônio Tavares iniciou a sua apresentação falando do tema “Morbimortalidade” que é a influência dos diversos tipos de drogas que causam conseqüências graves aos seus usuários. O Dr. Urailto falou de algumas de suas experiência vividas de quando era estudante de Odontologia, convivia com as pessoas à sua volta se envolvendo no mundo das drogas e muitas vezes chegando ao ponto de perderem suas vidas. Ele aconselhou aos alunos, principalmente os alunos do Colégio Brasil a nunca entrarem nesse caminho, pois sem dúvida, é um caminho sem volta e que afeta tanto o usuário de drogas, quanto todos seus familiares psicologicamente.
O “Projeto Morbimortalidade“ segundo os palestrantes, têm a objetivo de conscientizar não somente as unidades escolares mais toda a população de Córrego do Ouro sobre as conseqüências que as drogas causam em nossas vidas. Acredita-se que um dos maiores problemas que nossa sociedade enfrenta é com relação às bebidas alcoólicas e o tabagismo, as bebidas são entorpecentes muito usadas pelos os jovens a até mesmo menores de idade em festas típicas da cidade. Muitas vezes, essas pessoas depois de beberam saem dirigindo embriagadas e são submetidos a acidentes de transito. O tabaco além de causar dependência proporciona sérios riscos à saúde do fumante e também as pessoas que estão a sua volta, o cigarro contêm mais de 4.000 substancias tóxica, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas, ou seja, um risco a nossa saúde. Esse projeto terá continuação nos próximos meses com mais palestras de prevenção, incentivos e conscientização para fazer da nossa cidade um lugar melhor.